Inspiração Brasil no Japão
14/03/2008 - fonte: Jornal Indústria e Comércio - PR A moda brasileira, através de 23 marcas, está até hoje dia 13 no Omotesando Hills, shopping localizado no bairro mais sofisticado de Tóquio. É a segunda edição do Brasil Fashion Now, organizado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Exportações e Investimentos). Participam grifes que brilham no Fashion Rio como Apoena e Márcia Ganem, e na São Paulo Fashion Week, como Érika Ikezili e Uma por Raquel Davidowicz. Outro destaque é Carlos Miele, que estréia nova marca. O Japão é o 11º na lista dos países que mais compram produtos têxteis e confeccionados do Brasil. No ano passado, foram vendidos US$ 57 milhões para o mercado japonês. E a Apex pretende mostrar aos japoneses um país que confecciona produtos com alta tecnologia, qualidade e design, tudo isso aliado à responsabilidade social e ambiental. Amir Slama, presidente da Abest-Associação Brasileira de Estilistas, foi a Tóquio com perspectivas de obter bons resultados: "Nas últimas três temporadas, o Japão tem se mostrado um mercado tão forte para a moda brasileira que resolvi acompanhar de perto a segunda edição do Brasil Fashion Now para avaliar novas formas de participação". Dados da ABIT apontam que a indústria brasileira ocupa a 6ª posição no ranking mundial de produtores têxteis e confeccionados, com investimentos em torno de US$ 1 bilhão/ano em máquinas, equipamentos, tecnologia, design e pesquisa. O setor calçadista brasileiro, 3º maior produtor mundial e o 4º maior exportador, segundo a Abicalçados, soma de 8 mil fábricas de calçados, que em 2007 exportaram US$ 1,91 bilhão (177 milhões de pares). E o Japão ficou em 29º lugar no ranking dos compradores de calçados brasileiros: 620,7 mil pares, gerando um faturamento de US$ 8,2 milhões, ou 7,8% a mais que 2006. O preço médio do produto ficou em US$ 13,33 - considerado excelente pelos exportadores brasileiros. No 2º Brasil Fashion Now estão: Miele, Adriana Degreas, Anunciação, Apoena, Cavage, Cecilia Prado, Confraria, Dania Reiter, Erika Ikezili, Faven, Franziska Hübener, Gig, La Chica Chic, Lilly Sarti, Louloux, Luciana Paiva, Marcia Ganem, Pat Falcão, Raphael Falci, Thais França, Thelure, Triya e Uma por Raquel Davidowicz. E também com a apoio da Apex, a Abest lança a edição nº 1 do caderno + B Inspiração Brasil Verão 2009, um bureau de estilo que retrata, com um olhar cuidadoso e sofisticado, nossa cultura, arte, música, cinema e temáticas locais, sem perder de vista as referências mundiais, de um país jovem e conectado. O caderno mergulha no universo das emoções e símbolos, revelando com primor imagens da vida, da natureza e do cotidiano das pessoas que integram o Brasil multicultural, criativo e colorido, de forma instigante. |
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