quarta-feira, 6 de agosto de 2008

TRIYA - RIO SUMMER - IG

06/08 - 13:22

O Rio Summer vem aí com as coleções de alto-verão

Mayara Geraldini


Hoje o mundo da moda brasileira está voltado para as coletivas do novo evento fashion que promete esquentar o mercado de alto-verão nacional e internacional

Para esclarecer tudo certinho, Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC, que realiza o evento, convocou uma coletiva de imprensa para explicar como deve funcionar o Rio Summer, que acontece entre os dias 5 e 8 de novembro.

“O Rio Summer vem concorrer com o Mercedez-Benz Fashion Week Swim (Miami), mas não com o São Paulo Fashion Week ou com o Fashion Rio. Adoro o evento de Miami, mas o Brasil tem que lutar pelo lugar que é dele na moda. O nosso objetivo é colocar o Rio como a capital da moda praia e do beach lifestyle mundial”, diz Nizan antes de levantar qualquer suspeita a favor da competitividade com as outras semanas de moda brasileiras.

Quem participa
As marcas que participam da primeira edição do Rio Summer foram selecionadas de acordo com o que foi chamado de DNA Brasil, e exibem algo diferente em relação ao que o mercado internacional já está acostumado a ver nas principais semanas de moda. O que não quer dizer que é uma curadoria baseada somente na moda praia, mas sim no lifestyle brasileiro:

Adriana Degreas, Blue Man, Carlos Miele, Cia. Martítima, Cris Barros, 284, Iodice, Isabela Capeto, Jô de Mer, Lenny, Osklen, Patrícia Vieira, Raia de Goeye, Rosa Chá, Salinas, Totem e Triya.

As grifes que participarão do evento foram selecionadas pelo inglês Robert Forrest (que tem no portfólio de clientes marcas como Armani, Ungaro, Calvin Klein, Elizabeth Hurley e Gianbatista Vall), Donata Meirellles, head buyer de marcas importadas da Daslu junto com Carlos de Souza (braço-direito do estilista Valentino por mais de 20 anos) e a estilista Lenny Niemeyer.

Apesar de boa parte das marcas já fazerem parte do line-up de outras semanas de moda tanto nacionais como internacionais, os estilistas prometem uma coleção diferente das apresentadas na temporada de verão. “ As coleções vão ser inéditas. Como no Brasil o verão é longo, dura cerca de 8 meses, o que a gente costuma apresentar em junho é só parte da produção”, diz o estilista da Rosa Chá Amyr Slama.

O evento
“O Rio Summer tem a possibilidade de trazer investidores e compradores internacionais, ao mostrar o que o Rio tem de melhor: o estilo de vida carioca, nossao lifestyle, reconhecido internacionalmente” - comenta o governador do estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, no vídeo de apresentação do evento.

Os desfiles acontecerão em duas tendas com capacidade para 400 e 300 pessoas respectivamente, que ficarão concentradas no Forte de Copacabana. O Hotel Fasano em Ipanema e (claro) o Copacabana Palace também vão abrigar ações dentro do Rio Fashion.

O Fasano, aliás, foi exclusivamente fechado para o evento e deve abrigar o 100 convidados com figuras conhecidas do jet set internacional.

“Uma coisa que eu vou dizer para vocês é que eu não quero Big Brothers. As salas são menores (do que os outros eventos de moda brasileira) e eu vou favorecer o pessoal da moda e eventuais celebridades que possam agregar valor ao evento.”

Moda praia
Estima-se que só no Brasil em 2007, cerca de 83 milhões de peças foram produzidas por ano neste segmento de acordo com informações do mercado. Deste total, calcula-se que 78% seja feminino e 22% masculino. Estima-se ainda que 6% da produção nacional é destinada a exportação, sendo sua maioria peças femininas. Ou seja 4,9 milhões de peças de moda praia nacional ganham o mundo. (Fonte Invista)

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