quarta-feira, 6 de agosto de 2008

TRIYA - RIO SUMMER - TERRA

Moda
Quarta, 6 de agosto de 2008, 13h52 Atualizada às 13h52
Rio Summer quer levar lifestyle carioca para o mundo
Marcio Madeira/Especial para Terra
A Rosa Chá é uma das 17 marcas que desfilarão em novembro no Rio Summer


De 5 a 8 de novembro acontece a primeira edição do Rio Summer, evento de moda que pretende posicionar a capital do Rio de Janeiro como principal referência mundial de moda praia e moda verão. Seu idealizador, o publicitário Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC, enfatiza o potencial do Rio como precursor de tendências internacionais, lembrando que o gingado, as praias e o verão cariocas já estão no imaginário popular do mundo todo. "O lifestyle da moda, do verão da praia brasileira tem que se impor", comenta. "Temos que aproveitar os corpos bonitos e a sensualidade do Rio, que ninguém mais tem."

» Reveja os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2009
» Reveja os desfiles do Fashion Rio Verão 2009
» Chat: tecle sobre a notícia

Para isso, organizou um evento que levará 17 grifes - algumas já consolidadas no mercado internacional e outras que estão começando - às passarelas do Rio Summer, todas escolhidas por Donata Meirelles, diretora de importados da Daslu. São elas: Adriana Degreas, Blue Man, Carlos Miele, Cia Marítima, Cris Barros, 284, Iódice, Isabela Capeto, Jo de Mer, Lenny, Osklen, Patrícia Vieira, Raia de Goeye, Rosa Chá, Salinas, Totem e Triya.

O consultor de moda inglês Robert Forrest, também um dos responsáveis pelo Rio Summer, aposta nas novidades que serão apresentadas na nova temporada de moda. "Serão apenas coleções inéditas, ainda não mostradas nas semanas de moda internacionais que antecedem o evento", adianta. "Acredito que isso é suficiente para atrair a atenção da imprensa do mundo todo."

E é justamente esse o objetivo de Guanaes: ampliar o alcance das marcas brasileiras no mercado mundial. Os organizadores estimam cerca de 100 convidados internacionais, entre editores de revistas de moda e celebridades, que terão tratamento de luxo e hospedagem no Hotel Fasano, fechado para o evento. Além dos desfiles, haverá shows - Caetano Veloso está previsto para fazer a abertura do Rio Summer -, festas nas piscinas, exposições e, espera-se, muitas vendas. Tudo isso para que o mundo da moda tenha seu foco voltado, durante esses quatro dias, para o Rio de Janeiro e para as coleções brasileiras.

"O negócio é pensar grande", afirma o publicitário. Apesar de insistir que o Rio Summer não vai competir com os outros eventos de moda no Brasil (São Paulo Fashion Week e Fashion Rio), o investimento inicial de R$ 10 milhões promete ser apenas o começo. Guanaes irá, entre setembro e outubro, vender a novidade em Nova York e Paris, com coletiva e festa. "O evento vem pra refrescar e renovar o mercado de moda", completa.

Estrutura
As atrações do Rio Summer acontecerão em três pólos: o Hotel Fasano, O Forte de Copacabana e o Copacabana Palace. Serão duas salas de desfiles com capacidade para 400 e 300 pessoas, além de um espaço especial para apresentações não-convencionais das coleções.

Além disso, está em andamento um projeto em parceria com o governo do estado e a prefeitura municipal que poderão viabilizar telões de LEDs a serem distribuídos pela orla para transmissão das novidades ao público popular. Sem contar a mudança na estrutura de trânsito, que está em planejamento.
Redação Terra

Nenhum comentário: